segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Farinha Mal-Feita.

Queria me explicar sobre os comentários do último post.

Não foi intenção minha falar tão mal de meu companheiro. Ele tem seus problemas, infelizmente, e não é culpa dele se estes problemas atrapalham a situação. Simplesmente quis discutir uma questão complicada, que é o trabalho em grupo. Infelizmente, nem sempre é possível conseguir um grupo perfeito, e nestes casos é comum que a frustração surja, especialmente se for necessário um envolvimento a longo prazo. A aqueles que ainda estão em suas escolas de primeiro e segundo grau, agradeçam que todo e qualquer trabalho em grupo que vocês cumprem dura apenas algumas semanas, e não alguns meses; assim, no caso de haver alguma complicação, é possível modificar a formação do grupo para eventos futuros, em vez de ter de insistir com um colega que não possibilita um progresso mais adequado.

Pois bem. Fato é que, por mais que eu quisesse dizer isto, eu estava errado em usar minha situação com exemplo, quando os problemas de meu colega são legitimamente ruins e, por isso, peço desculpas. Espero poder tratar do assunto com mais calma, nos próximos posts.

Farinha Mal-Passada.

Dá pra ver que não postei muito ultimamente. Até entendo que não há como evitar, já que a vida às vezes é tão turbilhante, mas o fato é que minha universidade anda meio estressante.

Para aqueles que não sabem, o curso de Letras tem em seu terceiro e quarto anos um período de estágio no qual nós, alunos, devemos ir para as escolas públicas da região e 'bancar' os professores dos alunos, seguindo as orientações dos professores mas também fazendo as coisas por nossa conta.

O problema que encontro é que eu estou fazendo este estágio com um colega, mas infelizmente ele tem me deixado na mão ultimamente. E como eu achei que poderia contar com a ajuda dele, a situação tem ficado ruim. Daí, não dá para escrever, não dá para desenhar... não da forma como as coisas estavam indo antes.

Ao menos tive um pouco de tempo para ajustar a situação do livro.

%)

Taxa de Progresso
Capítulo 4 Revisado. 34 páginas.
Capítulo 5 Iniciado. 36 páginas.

domingo, 28 de agosto de 2011

Farinha de História.

Sei que não é de toda valia declarar-se escritor sem ter nada a publicar, mas por outro lado não penso que há valor em revelar algo que pode ser roubado.

Como tal, seja para provar que tenho qualificações como escritor, seja para conhecer a opinião do público assistente, ponho a público um trecho de historieta para que leiam. Não planejo lucrar com este trecho ou mesmo com uma história inteira à esta base, então não há mal em publicá-la aqui.

A única coisa que peço é que aqueles que podem digam-me os pontos bons e ruins de minha forma de escrever.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Farinha na Caneta.

A razão pela lentidão no progresso se resume a alguns fatos. O primário é que escrever não é um processo fácil ou contínuo, mesmo para aqueles que possuem habilidades tais como 'stream of consciousness' que podem transferir suas mentes em texto, e em vez disso é um processo que requer um conjunto de esforço, imaginação e inspiração. Sem esforço não há como progredir o suficiente em seus objetivos, não importa o quanto alguém queira que as coisas caiam do céu.

A recomendação principal que posso dar a alguém que queira seguir carreira como escritor é tão simples que já digo desde o princípio: leia. Leia tudo o que puder, mas especialmente leia o que tiver a ver com os assuntos sobre os quais você pretende escrever. Obter conhecimentos sobre como os grandes e pequenos escritores obtiveram seus níveis de sucesso é fundamental para tentar-se evitar os problemas, e ao ler muito ganha-se uma gama de opções que podem ser usadas para tentar aumentar ao máximo o valor de sua escrita.

Em suma, ler melhora sua vida em muito.

%)

Fiz um download do audiobook de O Mundo de Sofia recentemente. Infelizmente ele é narrado em norueguês, sendo difícil de ser usado somente por letrados brasileiros. A quantidade de termos similares entre inglês e norueguês até chegou a me surpreender, mas terei de ler com o livro para poder entender melhor.

Acho que vou fazer uma edição não-oficial de um audiobook. Ou mesmo uma oficial. Será que a Companhia das Letras está à escuta?

%)

Taxa de Progresso
Capítulo 4 Completo. 33 páginas.

sábado, 9 de julho de 2011

Farinha de Papel.

Ele dorme. Sonha. Sofre. Desperta.

Um menino cuja vida uma vez foi considerada normal está passando por mudanças extremas. Sonhos perturbadores revelam-lhe a verdade por trás das fachadas, e ele toma seus primeiros passos em um caminho sem volta. Ao conhecer o sobrenatural, cabe a ele escolher seu caminho, descobrir quem realmente é, e o que pode fazer em seu mundo - mesmo que seu caminho esteja fadado ao fracasso e à destruição... - possível resumo de contra-capa.

No momento, busco um nome e editora para meu livro. Tenho algumas idéias, mas não posso ainda garantir nada.

%)

O romance mencionado acima tratará de temas relacionados ao horror gótico. Apesar deste ser considerado antiquado, tenho um interesse pelo tipo de mistério e atmosfera que livros como Frankenstein, O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde, e O Retrato de Dorian Gray possuem, e os livros de RPG da Editora Daemon (particularmente a linha Arkanun) são responsáveis por meu gosto por este aspecto; tenho um grande apreço por estas obras, e pelas idéias que obtive ao ler estes livros.

Esta é a história de um adolescente, cujos sonhos não têm nada de normal; morte e horror se tornaram comuns em tais devaneios, se não a única coisa com a qual ele sonha. Ao mesmo tempo, no mundo real, ele começa a deparar-se com pessoas e sinais que revelam o que há de sobrenatural neste mundo, e sua vida logo fica em perigo quando um inimigo mortal surge - alguém que quer apagar este segredo para sempre.

Futuros posts explicarão com um pouco mais de detalhes a história em si, mas penso que aqui já basta para dar uma idéia do conteúdo do livro.

%)

Taxa de Progresso
Capítulo 4 Legível. 31 páginas.

Farinha On Line.

Saudações.

Bem, hoje inicio meu blog, 'Farinha & Escrita'. O nome do blog vem do e-mail, farinhadimai@hotmail.com.br, e o nome do e-mail vem de uma preferência por farinha em apelidos. Farinha & Escrita refere-se, claro, a mim, e às minhas tentativas de escrever algo que valha a pena e interesse de meus leitores.

Devido a certas circunstâncias pessoais, pretendo usar de um pseudônimo, enquanto tiver interesse em escrever. Minha idéia atual, embora inocente, é de usar o nome 'Adalberto Farinha', para ligar o blog à minha pessoa durante períodos futuros. Sugestões, claro, sempre serão úteis, e por isso é que meu screenname será 'Sr. Escritor' até segunda ordem.

Pois bem.

Minha introdução é simples. Estou a escrever um de muitos romances e passarei a tratar destes aqui, neste blog. Não escreverei somente sobre os romances, porém, mas também sobre informações variadas, seja sobre escrita, seja sobre os três de quatro temas que lido regularmente: Filosofia, Teologia, e Misticismo. Tenho muito o que pensar, e não muito aonde tratar destes temas. Por fim, provavelmente discutirei certas representações destes temas em outras formas de ficção; espero que sejam de interesse de meus leitores.

Dito isso, envio a todos uma boa noite. Espero que apreciem os conteúdos futuros do blog.